30.10.08

Máscaras e Mascarados I

Saul Steinberg, cartunista, e Inge Morath, fotógrafa, inspiraram o trabalho que vamos documentar a seguir, que foi escolhido pelas turmas A e B.

Tudo começou com uma reportagem da Revista Piaui, na qual a fotógrafa conta como conheceu Saul que, de forma misteriosa e muito bem humorada, a recebeu em sua casa usando uma máscara de papel. A brincadeira de uma tarde os levou a um jogo de criar identidades e cenários registradas em belas fotografias em preto e branco.

As discussões em sala de aula foram em direção a algumas perguntas: quem está atrás da máscara? O rosto da pessoa tem a ver com as feições da máscara? Será que a pessoa está rindo ou dormindo lá dentro? Quem são aquelas pessoas na realidade? E quem são aquelas pessoas das fotografias, com roupas sérias, poses misteriosas e feições tão inusitadas?

Máscara é uma coisa, uma idéia, que pode fazer pensar: máscara de carnaval (da festa da carne), máscara do super-herói, a maquiagem, o ator. Há muitos filmes com personagens mascarados (listamos mais de 20!) e até o Orkut pode ser visto como uma máscara (não é mesmo, Hildo?). Também se diz que tal pessoa "é mascarada"...

Enfim, abram alas para a seção dos Mascarados!



Nenhum comentário: